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Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz

CEP

Comitê de Ética em Pesquisa da EPSJV

Tipificação de riscos

O que é risco em pesquisas em Ciências Humanas e Sociais (CHS)

Nas CHS, o risco não está, em geral, ligado a danos físicos ou biológicos, mas sim a dimensões sociais, culturais, emocionais, psicológicas, simbólicas ou jurídicas.

A Resolução 510/2016 deixa claro que:

  • Todo protocolo deve avaliar riscos e benefícios.
  • O risco é entendido como qualquer possibilidade de dano ou desconforto ao participante, ainda que indireto.
  • O risco pode advir tanto da coleta de dados quanto da divulgação e uso das informações.
     

Tipos de risco mais comuns em CHS

  1. Risco de quebra de confidencialidade
    • Exposição da identidade de participantes em entrevistas, questionários ou registros audiovisuais.
    • Vazamento de informações pessoais ou sensíveis.
       
  2. Risco de estigmatização ou constrangimento
    • Pesquisas sobre temas como violência doméstica, sexualidade, religiosidade, situação prisional, minorias sociais, povos indígenas etc.
    • Possibilidade de reforço de estereótipos ou discriminação.
       
  3. Risco psicológico ou emocional
    • Situações em que o ato de narrar ou responder pode reativar memórias traumáticas ou gerar sofrimento psíquico.
       
  4. Risco social ou jurídico
    • Participantes podem sofrer sanções administrativas, políticas ou legais pela revelação de determinadas informações.
    • Exemplo: trabalhadores relatando más condições de trabalho; pessoas privadas de liberdade falando sobre o sistema prisional.
       
  5. Risco à integridade cultural
    • Em pesquisas com povos e comunidades tradicionais ou originários: risco de apropriação indevida de saberes, desrespeito a rituais ou uso não autorizado de conhecimentos coletivos.
       

Tipificação segundo a Resolução 510/2016

A resolução introduz a noção de graus de risco, adaptada às CHS:

  • Risco mínimo: quando a probabilidade e a magnitude do dano ou desconforto não são maiores que aquelas encontradas na vida cotidiana.
    • Ex.: entrevistas sobre hábitos de lazer; questionários sobre consumo cultural.
  • Risco maior que o mínimo: quando existe possibilidade de danos adicionais (psicológicos, sociais, culturais, jurídicos).
    • Ex.: entrevistas com vítimas de violência, pesquisas em territórios em conflito, estudos sobre práticas ilegais.

👉 O pesquisador deve indicar no protocolo se o estudo apresenta risco mínimo ou maior que o mínimo, justificando.