Pular para o conteúdo principal
Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz

CEP

Comitê de Ética em Pesquisa da EPSJV

Membros

Ana Carolina Lima Cavaletti

Mulher parda de cabelos cachados

Doutora em Ciências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2022), possui mestrado (2016) pelo mesmo programa, especialização em Geriatria e Gerontologia (2007) pela Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI/UERJ) e graduação em fisioterapia pela Universidade Salgado de Oliveira (2006). Atualmente trabalha como professora/pesquisadora na Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) e professora convidada na Pós-Graduação Latu Sensu em Geriatria e Gerontologia da UnATI/UERJ. Pesquisadora em Saúde Pública, tem experiência nas áreas de Ciências da Saúde, com ênfase em Saúde do idoso, atuando nos temas: envelhecimento e saúde, cuidado paliativo, cuidado à pessoa idosa, estudos com banco de dados, geografia médica, determinantes sociais da saúde, determinação social da saúde-doença e gestão em saúde da pessoa idosa.

Daniel Santos Souza

Homem pardo, careca, vestindo camiseta laranja

Possui Doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente (2016) e Mestrado em Saúde Pública (2010) pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz (ENSP/FIOCRUZ), área temática de Toxicologia, pós-graduação em Master of Business in Environment - MBE/COPPE/UFRJ, área temática de Meio Ambiente (2013) e Especialização Profissional de Nível Técnico em Políticas Públicas de Saúde pela EPSJV/FIOCRUZ (2007). Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é Professor/Pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz); professor de Toxicologia Ocupacional do curso de pós-graduação em Medicina do Trabalho da Souza Marques.

Felipe Bagatoli Silveira Arjona

Homem de barba e óculos, vestindo uma camisa vermelha

Possuo bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006). Doutor em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestrado em Geografia pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Especialização em Políticas Territoriais no Estado do Rio de Janeiro pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Sou professor-pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz na unidade técnico-científica Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, com lotação no Laboratório de Educação Profissional em Vigilância em Saúde.

Flávia Coelho Ribeiro Mendonça

Mulher branca, de cabelos castanhos compridos, vestindo blusa vermelha

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2000), licenciatura em Ciências Biológicas, Especialização "Latu Sensu" em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (2005), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (2002), foi tecnologista da Faperj no Laboratório de Referência em Leishmanioses/ INI e também no mesmo laboratório, doutorado em Ciências pelo Instituto Nacional de Infectologia/ Fundação Oswaldo Cruz (2009), especialista "Latu Sensu" em Docência em Educação Profissional em Saúde (2014). Atualmente é professora- pesquisadora Sênior da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ Fiocruz, nas disciplinas de imunologia e metodologia de pesquisa da habilitação técnica de Análises Clínicas e Biotecnologia, onde atua na coordenação do curso técnico em Biotecnologia, na coordenação dos trabalhos de final de curso dos alunos e na coordenação de estágio para o curso técnico em Biotecnologia. Atua também na área de desenvolvimento de material didático e metodologias de ensino em Educação Profissional do curso de Análises Clínicas e Biotecnologia. Além disso, participa como membro do Comitê de Ética em Pesquisa em humanos (CEP) da EPSJV/ Fiocruz e atua como coordenadora de capacitação do CEP. Docente cadastrada no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/ Fiocruz). Atualmente, participa do grupo de pesquisa cadastrado no diretório do CNPq Estudos Comparados em Formação Científica certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coordena o Plano de Trabalho: "Analisar o desenvolvimento e a aplicação de jogos como ferramenta lúdico-educativa na formação inicial e continuada de Técnicos em Saúde" do projeto do Centro Colaborador desenvolvido para a OPAS/ OMS para a Educação de Técnico em Saúde (período 2024-2028). 

Flávio Astolpho Vieira Souto Rezende

Homem branco de cabelos grisalhos, vestindo camisa branca

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1985). Mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Doutorado em Saúde Pública na ENSP (2023). Atualmente é Pesquisador em Saúde Pública do Laboratório de Educação Profissional em Manutenção de Equipamentos em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - FIOCRUZ. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, Sistema de Informação, Informação em Saúde.

José Roberto Franco Reis

Homem branco de óculos e barba, vestindo uma camisa cinza

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em História Social do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutorado em História Social do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Até 2019 integrou o corpo docente do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional em Saúde da EPSJV - FIOCRUZ. Atualmente é pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz (COC-FIOCRUZ), integrante do Observatório História e Saúde. Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento político, cultura de direitos, políticas sociais, história da cidadania, história da saúde e da psiquiatria.

Mara Lucia Araujo Domingos (RPP)

Mulher parda, de cabelos cacheados longos e óculos escuro

Assistente administrativa (1989), militante do movimento social da Area de Saúde, membra e filiada do Movimento Nacional das Cidadãs Positivas (MNCP). Coordenadora do Fórum de Promoção da Saúde Regional Rio (FpopSaúde). mobilizadora Social e Criadora do Grupo Divas da Vida. Representante do Movimento de Mulheres do Fórum Carioca de Direitos Humanos do Município do Rio de Janeiro. Representante participante de pesquisa.

Márcio Sacramento de Oliveira

Homem branco, cabelos lisos, vestindo camisa azul, com listras horizontais brancas

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade do Grande Rio (2000), concluiu Mestrado em Biologia Parasitária em 2004 e Doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente em 2011, ambos pela Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz. Atualmente, desempenha suas atividades como Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde - ICICT/Fiocruz. Adicionalmente, é Pesquisador Titular no Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (LICTS) e docente permanente no Mestrado em Educação Profissional em Saúde (PPGEPS) da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - EPSJV/Fiocruz. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (CEP EPSJV) e da Comissão de Epidemiologia da ABRASCO. Tem experiência nas áreas de Educação e Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública e Meio Ambiente, atuando principalmente nos temas: Educação Profissional em Saúde, Vigilância em Saúde, Saúde Ambiental, Informação em Saúde e Gestão do Conhecimento e Prospectiva Técnico-Científica em Saúde e Ambiente.

Marcus Pinto Soares e Silva

Homem branco de cabelos grisalhos, bigode e barba, vestindo camisa preta e usando óculos escuro

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2019), com período sanduíche no Museu de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, Portugal. Possui graduação em Ciência Físicas e Biológicas pela Faculdade de Humanidades Pedro II e mestrado em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é membro dos grupos de pesquisa Educação, Museus de Ciências e seus Públicos, do Museu da Vida Fiocruz/COC/Fiocruz, do grupo Currículo Docência e Cultura (CDC), da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação não formal e Divulgação Científica (GEENF), da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, sendo todos cadastrados no CNPq. Foi conselheiro (2003 - 2007 e 2014 - 2016 e 2024 - 2026) e tesoureiro (2008 - 2013) da regional 2 - RJ/ES, da Associação Brasileira de Ensino de Biologia. Desde 2006 é servidor do Museu da Vida Fiocruz/ COC/ Fiocruz onde foi coordenador do Serviço de Itinerância (2013 - 2017) e atualmente coordena o Núcleo de Estudos de Público e Avaliação em Museus - NEPAM, do Museu da Vida Fiocruz e o Curso de Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência, da Casa de Oswaldo Cruz/ Fiocruz (2023 - atual). É membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (CEP EPSJV), da Fiocruz. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências e Educação Museal, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Museal, Divulgação Cientifica, Educação, Ensino de Ciências e formação de educadores.

Maria Cristina Soares Guimaraes

Mulher branca de cabelos castanhos claros

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, convênio Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica (1998), possui mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, convênio Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica (1992) e graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982). Pesquisadora aposentada da Fundação Oswaldo Cruz, professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde do Icict (Pppgics/Icict) e ex-coordenadora do Curso de Especialização lato sensu Informação Científica e Tecnológica em Saúde do Icict. Coordenadora adjunta do Comitê de Ética em Pesquisa da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Principais temas de interesse: Acesso livre e Informação científica e tecnológica em saúde, Gestão da informação, Avaliação em C&T, Socialização da informação e Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia, Engajamento em ciência e Competência em saúde (health literacy).

Inscrever-se em Membros